Old School Nerds

Old School Nerds

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Heróis

Paul McGuigan e David Bourla criam um atraente universo.

Heróis é, sem dúvida, uma surpresa pra mim. Começou muito bem, colocando todos os elementos da trama de forma ágil, com elementos muito atraentes, como variação mutante. Essa variação é a forma de especificar as várias formas de mutante que existem nesse mundo. Existem os pushers, os movers, os watchers e por aí vai. Cada um dos poderes é explicado na trama nos créditos iniciais, a partir de jornais, informações eletrônicas e etc. Uma maneira bem ágil e despretenciosa de fazer o espectador entrar na essência do filme.

Na trama, Nick(Chris Evans) é um mover que recebe a visita de Cassie(a ótima Dakota Fanning) em Hong Kong, onde ele vive escondido. Cassie pede a ajuda de Nick para encontrar Kira(Camilla Belle), uma poderosa pusher que pode solucionar os problemas de todos. Djimon Hounson faz o agente que está no encalço do trio.

Devido a seu baixo custo(38 milhões de dólares), Heróis soluciona grandes problemas com criatividade. Pra poder criar poderes difíceis, como os dos movers, McGuigan coloca cabos pra segurar objetos, jogos de luz para simular os poderes, efeitos mínimos para simbolizar os pushers(os mais poderosos) e por aí Heróis fica grande. Filmando a partir de um roteiro minimamente depurado, McGuigan faz Heróis se basear em algo que um Blockbuster não conseguiria: IDÉIAS.
Mas suas idéias também não valorizam quem merece. O poder mais legal e interessante, o do personagem de Cliff Curtis, tem um bom papel pra trama, mas é pouco explorado.

Numa direção segura, McGuigan conta com um bom time de profissionais. A trilha sonora de Neil Davidge é segura, a edição de Nicolas Trembasiewicz dá o tom que a ação nas ruas necessita e, o fator mais marcante do filme, sem dúvida, é a fotografia. Peter Sova faz com que o clima de Hong Kong seja um fator presente na tela. Meio suja, colorida e bastante viva, a fotografia marca.
O Elenco de Heróis é formado por um bom time de jovens talentos. Como protagonista, Chris Evans segura bem o personagem e atua no seu padrão "Tocha Humana". Camilla Belle também é muito segura e atua super bem. Djimon Hounson também segue seu padrão. Mas, Dakota Fanning extrapola. Excelente atriz, ela xinga, grita, corre, atua bem quando lhe cabe um drama, pega em armas, ameaça e ainda agüenta tudo, mesmo tendo 13 anos na trama. O destaque entre os atores, sem dúvida.

Pela criatividade, suas idéias sem fim e por suas inspirações, Heróis é um filme a ser visto, mesmo que contenha erros técnicos e de trama. Pode ter buracos no roteiro, coisas bem absurdas, mas pelo menos se baseia em roteiro, coisa que Hollywood tem que aprender.

**** 4 Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário