Old School Nerds

Old School Nerds

sábado, 30 de julho de 2011

Quero Ser John Malkovich

Os titereiros e marionetes de Charlie Kaufman.

Escritor imaginativo e incrivelmente inventivo, Charlie Kaufman é um dos roteiristas mais inteligentes que existem em Hollywood . Suas tramas são sempre intrincadas , com desafios intelectuais e propostas de tramas sempre ousadas . Ao mesmo tempo, mesmo com essa mão boa para trabalhar com a racionalidade e com verdadeiros desafios mentais , Kaufman revela grande tendência emotiva em suas histórias . Para conseguir mesclar de maneira tão suave essas duas vertentes , de fato, é necessário um algo a mais , uma verdadeira genialidade . No seu trabalho de estréia , Quero Ser John Malkovich (1999) , podemos encontrar quase todas as suas qualidades que viriam a ser mais exploradas no decorrer de sua carreira posterior . E todas essas qualidades cristalinas, foram exibidas , pela primeira vez , numa narrativa verdadeiramente inovadora, intrigante e brilhante .

Assim como o roteirista , um estreante no cinema se encarregou de levar o projeto ás telas . Na época marido de Sofia Coppola , Spike Jonze recebeu o roteiro de seu então sogro , Fracis Ford Coppola - que havia recebido o roteiro de Kaufman , o qual procurava por produtores interessados - e decidiu rodar o longa . Desse modo nasceu o embrião de Quero Ser John Malkovich, através de uma união de estreantes talentosos , que possuíam características semelhantes no estilo - afinal , se Kaufman é excêntrico em suas narrativas , Jonze segue pela mesma peculiaridade - e que se complementavam com encaixe e combinação perfeitas .

E Quero Ser John Malkovich , pode ser considerado, sem exageros , um verdadeiro clássico . Com muitas interpretações e detalhes sem paralelo existente em nenhuma outra obra de outro roteirista, é um filme que marca por ser singular em vários aspectos , e também por ser um espetáculo que estimula nossas mentes a ir a lugares nunca antes imaginados .

A trama imaginada por Kaufman desabrocha gradativamente como uma flor . Acompanhamos a princípio Craig Schwartz ( John Cusack) um titereiro ( o homem que manipulas as marionetes) profissional que está desempregado por não haver procura por seu trabalho no mercado . Até que um dia , Schwartz encontra um emprego como arquivador de papéis em um estranho prédio , e vai trabalhar no andar 7 1/2 , um andar com teto menor, para empresas que precisam ''cortar custos'' . Ali , Schwartz começa a se interessar por Maxine ( Catherine Keener) - apesar dele ser casado com Lotte ( Cameron Diaz) - e faz uma descoberta impressionante : em uma parede do andar, há um tipo de portal, que permite àquele que o passa , 15 minutos na mente e no corpo de John Malkovich ( este último interpretando uma versão ficcionalizada de si mesmo) . Tal fato incrível será a engrenagem central e fundamental para as reações sensacionais entre os personagens ao longo do filme .

Os roteiros escritos por Charlie Kaufman possuem um diferencial por estabelecerem um universo semelhante ao que vivemos, mas com detalhes absurdos que fazem tudo - absolutamente tudo - mudar de figura . Em Quero Ser John Malkovich, obviamente não é diferente . O que o escritor faz aqui é um estudo muito interessante sobre o ser humano - estudo esse que seria prolongado em seus projetos posteriores , como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, por exemplo , com caráter mais romântico . Esse debruçar sobre o homem vem de maneira quase científica : introduzir , no meio de uma sociedade dita ''normal'' um detalhe irreal e catastrófico , e absorver a reação de todos . No caso deste filme , o detalhe é simples, mas cruél : expor a mente de uma pessoa ao domínio público, e exercer , em diferentes escalas, um dos artifícios que os seres humanos menos gostam de ser submetidos - a manipulação .

Por isso o subtexto do titereiro com suas marionetes é tão importante e crucial para a obra . Vemos os personagens cobiçando a mente de John Malkovich , querendo ser ele pelo menos por 15 minutos que seja . Ora, o lema do titereiro é esse '' ver pelos olhos de outra pessoa, viver pelos olhos de outra pessoa'' . Talvez a vontade de viver a vida de outro ser - uma celebridade - seja uma alfinetada aos acomodados e insatisfeitos com a própria vida . Quantos não se amontoam em frente ao sofá para ver Reality Shows ou fofocas diárias ? Mas paralelamente a isso, repare no furacão que passa pelas vidas dos personagens principais após começarem a explorar o portal . Com detalhes imprevisíveis , as reações humanas são extremas e também inesperadas . Uma deseja a troca de sexo ; outra cobiça poder e mais poder sobre a descoberta ; alguns querem viver mais e mais ; e um outro tem o desejo mais primário : conquistar o amor de quem ele ama .
E o grande dilema que rodeia nossas mentes e nosso coração ao desenrolar da trama - que vai num crecente rumo a obliteração como Clube da Luta , ou Magnólia - é o da dinâmica entre titereiro e marionate, afinal . Aquele que se apossa do corpo de outro , não terá a própria identidade, e viverá pelo corpo de outro ser . Aquele que tem o corpo apossado, simplesmente existirá , mas não VIVERÁ efetivamente . Uma relação dolorosa para ambas as partes , mas que nos revela algo a mais : até mesmo aqueles que dominam o corpo alheio , que seriam os denominados ''titereiros'' de humanos , são na verdade meras marionetes , controlados por seus desejos irracionais e irrefreáveis (aqueles que citei no fim do parágrafo anterior) . Alguns, tomam a racionalidade e abandonam seus desejos, se livrando dos fios que os comandam . Outros , entretanto ,dão poder completo a seus desejos , e permancem como meras marionetes, sem expressar vontade própria, pela eternidade.

Diante disso , é preciso grifar um momento ápice de genialidade presente no longa . John Malkovich, personagem do filme, é , afinal, a pessoa mais manipulada e mais ''violada mentalmente '' da trama . Todos adentram seu corpo , tomam atitudes por ele ,vivem sua vida . É a marionete em pessoa . Então, tomando parte do ser que ele é - um famoso ator , que vive muitas vidas e sofre tanto assédio - , o próprio filme formula a pergunta '' O que acontece a um homem que adentra o próprio portal ?'' Ora, a resposta transposta em tela é caótica . E não seria diferente : um ser que é manipulado constantemente, quando encontra o seu eu interior, toma um choque . O resultado nao seria outro além do caos . Brilhante sacada captada pelas lentes de Jonze com sucesso .

Aliás, sem sua equipe preciosa, Quero Ser John Malkovich não teria tanta força . Seu elenco é excelente, com destaque para a competente Catherine Keener, imersa completamente no papel , e uma ovação para o Malkovich ator . Interpretar a si mesmo já não deve ser fácil - repare nas variações delicadas da interpretação, quando Malkovich está entre populares, e entre pessoas do seu meio - e ainda mais interpretar um terceiro incorporado ao seu corpo . Gênio da atuação , é o que se sai melhor no filme que carrega seu nome .

Na parte técnica , temos sucesso em todas as partes . A trilha do mestre Carter Burwell é precisa ao montar , através de notas singulares de piano, verdadeiras sinfonias , que despertam desespero e aflição nos momentos certos, sem perder em nenhum ponto a originalidade de sua composição . Também é válido dizer que em meio a um filme complexo, com muitos pontos de vista e conceitos inéditos e inexplorados que brotaram da mente fértil de Charlie Kaufman, é imprescindível a presença de um bom montador, papel que Eric Zumbrunnen exerce formidavelmente, sabendo cortar velozmente nos momentos certos, dando ao filme um ar enxuto que só auxilia no produto final . Por fim , é impossível não saudar Spike Jonze , diretor que tem um olhar tão peculiar e dado a estranhezas quanto a imaginação e roteiro de Kaufman . Uma dupla perfeita , onde Jonze consegue captar em tela com excelência todas as emoções propostas no papel por Kaufman .

Uma obra de arte exuberante e um marco no cinema em geral , Quero Ser John Malkovich é um filme que aborda temas com sutileza e adequação , e estimula a mente dos espectadores com conceitos inteligentíssimos , intrigantes e completamente originais . Para finalizar ,analisemos a bela cena de abertura que , além de esteticamente deslumbrante, possui muito significado para a obra : Uma dança com música alta e tensa , de uma marionete . Ela salta , corre , e então percebe algo que não esperava . Esperneia, desespera-se , quebra seus pertences e cai no chão , aos prantos . Tudo isso, pois ''vê'' que estava sendo manuseado por um titereiro . E não há tormenta maior, para qualquer ser, do que ser manipulado .

5 Estrelas ***** - Excelente

Nenhum comentário:

Postar um comentário