A psicose humana e Natureza gentil de Terrence Malick .
Um dos cineastas mais cultuados e aclamados de todos os tempos, Terrence Malick , teve seu debute como diretor em 1973 , com o filme Badlands . Ainda jovem , e saindo do segundo ano no American Film Institute , ele começou a criar o roteiro de seu vindouro primeiro longa , uma história simples em estrutura , mas extremamente complexa em relação a seus personagens , seus sentimentos e seus significados . Neste seu primeiro projeto , Malick já mostrava sua tendência para um cineasta dado a passar mensagens , e a criticar os homens por seus comportamentos por muitas vezes insensatos . Não é a tóa que o próprio Malick definiu o que queria fazer em Badlands, como uma espécie de '' conto de fadas '' , preenchido com violência , falhas de caráter e insanidade , utilizados como artifícios de ensinamento , como tantos contos de fadas da Era Medieval - onde eles surgiram - faziam .
Entretanto, Badlands não se passava na Era Medieval , e sim na década de 50 , no meio-oeste dos Estados Unidos . Uma história de contos de fadas não envelhece , é atemporal - outro objetivo explicitado pelo diretor , de fazer o filme ser ''suspenso'' no tempo - e nesse sentido Badlands parece perfeito . Longe de ser um filme de época anacrônico , é um produto que nasceu no meio da Nova Hollywood , um momento revolucionário para o cinema norte-americano , e que por se desenhar como mais um belo estudo da mentalidade humana, se revela um verdadeiro marco . Marco esse, que , como muitos outros longas alternativos de sua época, teve orçamento diminuto - apenas 500 mil dólares foram disponibilizados para a produção, valor que foi estourado antes do fim das filmagens , levando Malick a pedir auxílio de amigos(!) para encerrar a produção - mas qualidades vitais para qualquer longa, muito vistosas .
Explorando tanto visualmente - pelas paisagens paradisíacas - como narrativamente - repare no simpático e fluido sotaque interiorano - o ambiente onde a trama se passa , o filme conta uma história de amor entre dois jovens : A bela adolescente Holly Sargis ( Sissy Spacek) e o rebelde á la James Dean , Kit Carruthers ( Martin Sheen) . Como o relacionamento dos dois não é admitido pelo pai da moça ( Warren Oates) , os dois passam a viver um romance proibido , onde decidem fugir pelo oeste do país, em meio a canyons e desertos , cometendo desde de seu ponto de partida , crimes e outras atrocidades, revelando dois fortes sentimentos : a paixão um pelo outro, e a psicopatia inerente aos dois .
Narrado pela personagem de Spacek , o roteiro de Malick tem uma agilidade correta para um filme sobre jovens , e consegue otimizar cada linha do script , ao utilizar sua estrutura a seu favor . Por ser um longa narrado , é possível transbordar a tela de imagens variadas , que geram oportunas elipses temporais - afinal, o jovem casal fica fugindo por um bom tempo - sem perder sentido , gráças á pontual fala da personagem Holly para os espectadores . Esse aspecto de narrações, ocasionam de modo geral , em contra-partida , uma sensação contínua de explicação de roteiro - algo que não ocorre aqui, e nem nos filmes de Malick que vieram depois - já que cada frase possui sutileza e sensibilidade ,sem parecer didático , mas sim um informe a mais para o detalhar mais milimétrico dos personagens .
Personagens esses , que são o coração do longa . É através deles que o roteiro se permite realizar o estudo de mentalidade humana, e sua comparação Homem X Natureza . É irônico perceber, aliás , o contraste que permeia todo o filme, e que ilustra essa mensagem de dualidade tão bem . A natureza , representada de maneira belíssima pelos ''Badlands'' - regiões montanhosas recheadas de canyons , e moduladas agressivamente pela erosão - é considerada, no âmbito geral, selvagem : local onde animais perigosos vivem , sem a proteção de um teto , um lugar sem lei . Como um sarcasmo, esse local, na produção, é um ambiente calmo, bonito e que exala perfeita harmonia. Já os homens, ditos ''civilizados'' são aqueles que aderem á mais pura selvageria. Kit é a demonstração mais perfeita disso : é tão animalesco , psicopata , que mata uma fileira de pessoas por onde passa, e de maneira tão incompreensível e sem sentido, que gera risos nervosos na platéia .
E ele não carrega o fardo e emblema de psicopata sozinho . Holly o acompanha realizar barbaridades de diferentes tamanhos, e demosntra uma perfeita complacência, aceitação, comodidade . Talvez seja a mais doente dos dois - afinal, pior do que o louco, é aquele que dá razão a ele . Perdidos nesse espírito pueril, jovem e tresloucado , são um reflexo da juventude de quase todas a gerações : pessoas que metem o pé na estrada , cometem loucuras, se amam, e acham que aquela situação momentânea , claramente passageira, pode - num devaneio - ser eterna . Ora, só são eternas em contos de fadas - e justamente por isso, Badlands é um conto de fadas clássico, com direito a mortes, execuções e palavrões , destinado, na nossa era, não a educar criancinhas para não adentrar florestas , mas divulgar ao mundo uma crítica e um estudo sobre a mentalidade distorcida do homem , e sua disparidade negativa frente ao equilíbrio perfeito da natureza .
E se a psicopatia era vital para esboçar a desnaturada essência humana , Martin Sheen e Sissy Spacek encorporam a doença mental do casal de forma complementar e engrenada , encarnado cada um, diferentes características da patologia : Kit é a emoção jovial, a violência irracional , a adrenalina e a raiva animal ; Holly é a frieza , a ausência de sentimentos, o fator que não se espanta, que admite como natural o absurdo . A exposição dessas emoções é tão chocantemente realista e crível, que chegamos a conclusão de que não haveria atores melhores para os papéis . Perfeitos . Outro que transmite perfeição, é Terrence Malick como diretor . Combinada com uma fotografia precisa , perfeita , e que capta takes abertos de paisagens deslumbrantes , a direção de Malick transpira vasta experiência - que Malick certamente não possuía em seu trabalho de estréia - uma exatidão nas horas de comandar closes , coordenar cenas que vão da pura absorção da atuação ,até perseguições mais elaboradas . Além disso, sabe o momento de apreciar um acontecimento na duração certa, e de contemplar nas horas certas . Gênio é gênio, e ele não precisa muito mais do que 95 minutos pra mostrar que sabe muito da arte que comanda .
Badlands leva sua mensagem e sua perfeição até no título . Badlands é o nome dado a formações rochosas erodidas , que formam montanhas, vales e canyons . Se recebeu seu nome por se tratarem de terras desgarradas , duras de se atravessar por serem selvagens e irregulares , no filme, já poderia ser ''badlands'' simplesmente pelo fato da dupla assassina passar por ali . Se no Brasil vemos ''Terra de Ninguém'' no título, essa terra pode muito bem ser nosso planeta , e o ''Ninguém'' , por ser habitada por humanos que se revelam tão anárquicos,vioentos e doentes, em diversos momentos .
5 Estrelas ***** - Excelente
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