O Old School Nerds apresenta o especial Sci-Fi: Cult vs Blockbuster, que apresentará textos e conceitos da ficção-científica no cinema misturado com breves resenhas sobre a experiência aqui relatada.
O especial consistirá em uma matéria e as 6 resenhas, comparando os dois tipos de ficção científica existentes no cinema: a Cult, com uma pegada mais filosófica e profunda e a Blockbuster, que recheia o cinema de diversão, altos orçamentos e público.
A experiência realizada consistiu em assistir 6 filmes de ficção de uma vez só, intercalando os dois tipos e os comparando como duas gamas distintas de um gênero tão rico. Ainda que a ficção seja um gênero um tanto marginalizado(e comparado aos injustamente marginalizado Quadrinhos), rendeu maravilhas cinematográficas, como alguns dos filmes do nosso especial.
As resenhas serão breves justamente por ser parte de um especial, sem avaliar o filme com quesitos técnicos profundos como numa resenha normal. Esses filmes ganharão, no futuro, uma resenha nos moldes clássicos aqui no OSN, porém o intuito aqui é compará-los como parte de um nicho cheio de detalhes como a ficção.
Os filmes em questão são, na ordem que foram assistidos e que serão resenhados:
Solaris - de Steven Soderbergh
O Planeta dos Macacos - de Franklin J. Schaffner
Star Wars - de George Lucas
2001 - Uma Odisseia no Espaço - de Stanley Kubrick
Avatar - de James Cameron
e
Matrix - de Andy e Larry Wachowski
Os filmes em questão foram escolhidos por suas indiscutíveis importâncias pro cinema. Evitei filmes como Transformers ou ET pois eles atravessam gêneros que os tornam blockbusters sim, mas não se prendem tanto aos quesitos do projeto quanto os escolhidos. A ausência de clássicos como Fonte da Vida e Laranja Mecânica se deve ao fato deles combinarem mais com o gênero da Ficção Comportamental, um gênero bem mais restrito e que merece um especial solo.
Um remake americano, dois clássicos Cults e dois clássicos Blockbusters, que culminam em Matrix, um misto raríssimo dos dois tipos do gênero.
Próximo Post: A Ficção Científica Cult - Solaris
Nenhum comentário:
Postar um comentário