Michael Mann em sua melhor forma de direção.
O filme Colateral(2004) era um filme muito esperado por colocar Tom Cruise no primeiro papel de vilão no cinema. E o filme basicamente trabalha com essa idéia, mas é muito mais que isso.O assassino Vincent, intepretado por Cruise, é um assassino cínico, calculista e que não tem piedade. Ele encontra Max, taxista interpretado por Jamie Foxx, que é apenas um pacato trabalhador de meio turno que dá o azar de pegar Vincent em seu táxi. Assim começa uma jornada de cerca de 8 horas em que Max tem que levar Vincent pros 5 assassinatos nos quais ele foi contratado.
O curioso do filme é a forma como tudo foi captado pelas lentes de Mann e seu diretor de fotografia, Dante Spinotti. 80% de tudo foi filmado em câmeras HD digitais e a forma como Los Angeles é mostrado é de assustar. Mann identifica a cidade como sórdida, fria, solitária e, principalmente, selvagem. A cena em que Max pára seu táxi e vê um coiote passando na rua identifica bem isso: a selvageria. A fotografia do filme ainda impõe um clima pesado e com várias luzes noturnas.
O roteiro de Stuart Beattie até tenta inovar nas formas de resolução dos casos, mas peca no desenvolvimento dos personagens secundários, como o detetive Fanning, intepretado por Mark Ruffalo. Nada que prejudique o maravilhoso roteiro, que impõe um suspense como nunca antes visto no cinema. O roteiro faz com que todos saiam do filme ainda abismados, cheios de adrenalina nas veias.
A Trilha sonora tensa, ágil e as vezes até eletrônica de James Newton Howard faz com que o suspense só aumente a cada frame.
As seqüencias de ação do filme são soberbas e muito bem coreografadas. E o filme tem um diferencial: Não se preocupa com censura e mostra cada ato violento em detalhes. Nada que choque o espectador, mas bem real. Pegue a cena da boate por exemplo. É um grande exemplo da harmonia entre trilha sonora, fotografia, direção e atuações. A música Ready Steady Go, de Paul Oakenfold se encaixa perfeitamente nessa seqüencia, que é violenta, cheia de adrenalina e extremamente tensa.
Por tudo isso e ainda a maravilhosa composição de Vincent, Colateral merece figurar entre os 10 melhores filmes da história e ainda como o melhor suspense de ação já feito.
5 estrelas *****
Nenhum comentário:
Postar um comentário