Old School Nerds

Old School Nerds

domingo, 26 de julho de 2009

9º Melhor filme - The Mist

Frank Darabont mostra coragem em filme de terror como poucos vistos.

Muitas obras de Stephen King são ótimas. Mas a literatura é um gênero mais aberto, não tão popular quanto o cinema. Por isso, suas adaptações para as telas são ainda mais arrebatadoras.
O Nevoeiro começa de forma bem comum com a impressão de que não passaria de entretenimento barato. Apenas temos a impressão rápida disso. Depois que os personagens entram no fatídico supermercado, o diretor Frank Darabont mostra a tensão que virá de maneira impressionante. O personagem principal interpretado por Thomas Jane, David Drayton, é um pai de família que um dia sai com seu único filho para o mercado. Lá, depois de um tempo, acontecimentos estranhos ocorrem, e eles se escondem por lá junto com outras várias pessoas. Monstros surgem, de várias maneiras, e o que cria um dilema tão grande como as criaturas são as reações das pessoas do mercado. Algumas tentam reagir e fugir quando possível, como David, Amanda (Laurie Holden) e Ollie (Toby Jones). Porém Mrs. Carmody(Marcia Gay Harden, ótima) uma fanática religiosa, faz uma apelação a todos, para que aguardem ali uma salvação divina. E ela obtém sucesso, fazendo a cabeça das pessoas ao ponto de cometerem atos selvagens e cegos contra supostos ''inimigos'', se apoiando em qualquer coisa que mostre segurança, no caso, a religião.
A direção de Darabont não faz nada muito além do normal, mas segura bem quando necessário. Um ponto muito positivo é a sugestão que o diretor faz em várias cenas, aumentando ainda mais o suspense que parece que nunca acaba. Fotografia um pouco púrpura, mas também comum. O que realmente rouba a cena é o roteiro, adaptado por Darabont do conto Tripulação de Esqueletos. Corajoso e sem medo de abusar da censura, ele dá as cartas como Deus, sem ligar muito para o destino dos personagens, o que é interessantíssimo, principalmente num gênero como o terror, onde os cacoetes e atos pré determinados acontecem aos baldes.
O final é esplêndido, corajoso ao ponto de Contatos Imediatos em Terceiro Grau. Por sua originalidade de roteiro e eficácia de um modo novo ao público, este terror com doses cavalares de suspense não pode ser esquecido, e deve entrar em qualquer lista de terrores inesquecíveis.

5 estrelas *****

Nenhum comentário:

Postar um comentário