Old School Nerds

Old School Nerds

segunda-feira, 27 de julho de 2009

3º Melhor Filme - The Godfather

Francis Ford Coppola no pleno domínio de sua arte.

O Poderoso Chefão é considerado por muitos um dos melhores filmes da história. E não é apenas pela atraente história sobre os mafiosos da Sicília. É por tudo que ele representa, por tudo que ele é, pela qualidade técnica que fez esse excelente filme ganhar parcos 2 Oscars(merecia uns 10).

A drieção de Coppola é soberba. Calma no drama, tensa na ação e segura em todos os momentos. A coordenação que Coppola tem sobre os atores é imensa. Com todos os atores, ele tem um tratamento ótimo e arranca atuações seguras e sem exageros, registrando tudo com sua serena e por vezes parada câmera. Mas com Marlon Brando é diferente.

Ele não impõe nada. Coppola apenas deixa Brando atuar e isso é até emocionante de ver. Brando se entranha no papel de tal forma que nós realmente acreditamos que aquele é sim o Don Vito Corleone. Do visual até a fala arrastada e pesada, ele é Don Vito e isso é fato. É Brando na sua obra máxima, completa, em seu melhor papel.

Coppola não deixa por menos e arrebenta como diretor, com pleno domínio do melhor. E junto com Brando, temos o inspirado elenco com Al Pacino(impecável, imprevisível e cínico ao extremo), Robert Duvall(contido e ótimo), James Caan entre outros.

O roteiro, baseado no maravilhoso The Godfather, de Mario Puzo(que auxiliou Coppola na adaptação do roteiro) é sem pontas soltas, com diálogos ásperos e com uma habilidade incomum de criar situações realistas e imprevisíveis, até mesmo pra um filme de Gângster.

Tecnicamente, todos capricham. A trilha sonora incisiva e triste de Nino Rota e a fotografia pesada e em sépia colorizada de Gordon Willis roubam o filme em muitos momentos. Analisemos a parte inteira de Michael na Sicília. Ele está indo onde seus familiares cresceram e lá, a trilha domina sua jornada enquanto a fotografia capta com emoção todo o lindo ambiente da Itália.

A maquiagem também merece uma citação pelos realistas ferimentos de Vito e de Sonny, no famoso tiroteio no pedágio. A edição é boa, mas é o ponto menos alto do filme.

Saudado como um dos melhores de sua época e da história, O Poderoso Chefão é tudo isso. Num filme em que tudo é soberbo, até a magistral atuação de Brando não é o que segura o filme, por exemplo. É só o que o torna mais espetacular.

Um filme pra se assistir e absorvê-lo ao máximo, tamanha a qualidade cinematográfica que ele impõe.

Vá correndo assistir e veja legendado :)

5 Estrelas *****

Nenhum comentário:

Postar um comentário