Old School Nerds

Old School Nerds

domingo, 26 de julho de 2009

6° Melhor Filme - Gran Torino

Clint Eastwood deixa seu testamento.E que baita testamaneto.

Quando fui ver Gran Torino esperava um bom filme,mas não foi o que eu vi. Eu vi um filme único, emocionante, belo,triste, e por fim, maravilhoso. Logo no 5° frame, o filme já deixa seu recado,mostrando que vai ser pesado, triste e revoltante.Assim que os netos zombam da morte da avó,mulher de Walt Kovalski(Clint Eastwood) eu suspirei , sabendo o filme grandioso que viria.
Walt Kowalski, veterano da Guerra da Koréia, é um americano á moda antiga. Não se acostuma com a invasão de automóveis orientais no país, zomba de outras culturas que penetraram sua república, fuma, bebe, mantém a bandeira dos EUA hastiada sempre, e mantém seu Ford Gran Torino guardado, como se fosse item de colecionador.
Vivendo em uma vizinhança oriental, Walt considera os vizinhos ratos ,e mostera desprezo por eles. No entanto, depois dessa vizinhança ser frequentemente pertubada por gangues, Walt começa a defende-los e passa a interagir com essa comunidade, vendo neles um espelho q lhe manda muito mais reflexo do que sua própria família.
Por vezes é de se encontrar no filme semelhanças com vários outros clássicos de Eastwood, como Menina de Ouro, onde a personagem de Hillary Swank é desprezada pela família interesseira, assim como Walt é em Gran Torino. O seu modo de se fazer justiça já não é eficaz, assim como em Dirt Harry. Essas relações são provas do testamento de Clint Eastwood, que pelo visto, pode parar de atuar depois desse longa.
Um dos pontos altos do filme é a relação de amizade patriarcal com o personagem Tao.É emocionante ver Walt defendendo e ensinando lições de homem ao garoto que no início do filme tentou roubar seu carro, a mando da gangue.
O filme é muito belo, principalmente por sua trilha sonora calma feita por Kyle Eastwood e Michael Stevens, e sua fotografia limpa e serena que Tom Stern fez.
Por fim, Gran Torino mostra que Clint Eastwood ainda cresce na câmera, na cena em que seu filho e nora lhe oferessem um lugar num asilo. Também é um dos filmes mais emocionantes que eu já vi, e arrancam lágrimas de qualquer um ,principalmente no final

5 estrelas *****

Nenhum comentário:

Postar um comentário