Old School Nerds

Old School Nerds

domingo, 26 de julho de 2009

8º Melhor Filme - The Curious Case of Benjamin Button

David Fincher explora um novo gênero em lindo poema da vida.

David Fincher foi sempre um cineasta diferenciado. Desde Seven, passando pelo ótimo Quarto do Pânico, Fincher sempre tratou o público com inteligência e fez com que tramas normais e aparentemente cheias de clichês fossem transformadas em brilhantes suspenses tensos.
Em Benjamin Button, ele se aventura pela primeira vez no Drama. E que estréia maravilhosa essa.

Com um roteiro inspirado de Eric Roth(Munique), Fincher coordena seu elenco como poucos. Sem exageros, sua direção se restringe a deixar Brad Pitt e o resto do elenco trabalharem. Resumo: Fincher está irreconhecível e igualmente ótimo.
No filme, Brad Pitt faz Benjamin Button, que nasce velho, aos 80 anos e começa a rejuvenescer. A premissa é até curta, mas muito ambiciosa.
Brad Pitt atua muito bem, dando um ar cômico em sua passagem velho e um ar mais dramático quando ele vai rejuvenescendo. Auxiliado por Cate Blanchett, no papel de seu interesse romântico Daisy, ele se supera e sempre rouba a cena, até mesmo quando Cate dá tudo de si, provando ser uma das melhores dessa geração de atrizes.

Destaco também os vários outros coadjuvantes. Como na vida normal, Benjamin encontra várias pessoas em seu caminho até o sublime. Ele vai contando como conheceu seus amigos no asilo, sua mãe adotiva, seu primeiro amigo e por aí vai. O mais engraçado é que todos tem faces diferentes, jeitos diferentes e mesmo assim, viram amigos de Benjamin.

Na parte técnica, o que se destaca é a fotografia Cláudio Miranda. Ele cria uma atmosfera antiga. bem parecido com os livros antigos, em tom de sépia esverdeada. Outro fator de destaque é a trilha sonora calma e tocante de Alexandre Desplat. A trilha não rouba a cena, deixa o diretor e os atores se destacarem e mesmo assim, marca uma presença incrível.
Os efeitos especiais também são fantásticos, cirando um ser humano nos mínimos detalhes(confesso que pensei que era um humano mesmo que fazia Brad Pitt velho).

Um filme divertido, por vezes engraçado, tocante e emocionante. Um item obrigatório em qualquer lista de melhores e um filme muito injustiçado pelo Oscar, que preferiu contemplar o ótimo, porém inferior Slumdog Millionaire.

5 Estrelas *****

Nenhum comentário:

Postar um comentário